E então foi criado “Mario Bros. 2”
Esse jogo é um mistério, pois tudo nele é absolutamente diferente de todos os jogos da franquia “Super Mario”
As diferenças se iniciam com o fato de o jogador ter de escolher um personagem pra jogar a aventura já que antes a única escolha era jogar com o Mario . As opções são : Mario, Luigi, Princesa Peach e Toad. Os personagens Luigi e Peach possuem habilidades especiais, o encanador pula mais alto enquanto a princesa plana durante um tempo, no entanto o Mario e o Toad nada fazem de especial. Além disso a opção “Two Players”(dois jogadores), desapareceu desse jogo mas isso não é uma diferença tão drástica por que esse modo “multiplayer” era na verdade um revezamento pra introduzir o Luigi na história.

As outras mudanças no modo de jogar aparecem durante o game. A primeira fase se inicia de maneira pouco clara: o seu personagem sai de uma porta no alto do céus e vai caindo até alcançar o chão onde existe outra porta que o levará a real primeira fase. Logo no início o jogador nota que o sistema “cresce-encolhe” envolvendo cogumelos desapareceu dando lugar a um sistema de corações: Cada dano recebido faz um dos corações ao lado sumir e quando todos se forem o jogador perde uma vida. Além disso, não há mais caixinhas surpresas ou blocos para quebrar pois todos os itens necessários se encontram embaixo da terra sendo necessário que o jogador os desenterre.Os inimigos também mudaram. Não existem mais Koopa Troopa(tartarugas) ou Goombas(os seres marrons com dois pés) todos foram substituídos por criaturas mascaradas incluindo os Shyguys e outras não como a Birdo que fazem sua grande estreia neste jogo, e para matar os inimigos não adianta mais pular em cima, você deve arremessar coisas neles ou uns nos outros . Um outro fato curioso é que o vilão desta aventura não é o Bowser e sim um Sapo gigante...Realmente não faz muito sentido.
Apesar de possuir mapas na sua maior parte horizontais assim como qualquer jogo do Mario de NES ou SNES, neste jogo também é explorada a verticalidade das fases, sendo muitas vezes necessário subir escadas, cordas ou correntes. Um fato interessante é que os canos, que te carregam para o subsolo, muito comuns nos games do Mario sumiram e deram lugar a vasos, dentro dos quais você encontra itens como chaves para abrir portas trancadas, e portas que te levam para o interior de montanhas, armazéns ou para realidades paralelas.
Os mapas e backgrounds variam de colinas a desertos, de nuvens a castelos, todos muito divertidos e se encaixam perfeitamente a trilha sonora também inédita e com pouquíssimas referências aos outros jogos da franquia, e somados proporcionam uma atmosfera descontraída durante todo o game, exceto durante os chefões, pois nestes momentos as músicas se tornam mais “tensas” .
Uma coisa engraçada é que pra justificar um jogo tão sem sentido e que não tem quase nenhuma relação com todos os games do Mario foi posto no início uma introdução “sem pé nem cabeça” e no final do game o Mario dormindo em sua cama e sonhando com essa aventura. Então tudo foi fruto da imaginação do Mario, é por isso que o jogo é tão doido! Na verdade não. Só esta prestação final não explica o motivo da existência de tantas diferenças nesse game . Uma hipótese pode ser a vontade de inovar a franquia pois foi a primeira aparição do novo Luigi, magro e mais alto que seu irmão gêmeo Mario.
![]() |
Eis a prova! |
Mas esta ainda não é a resposta. O verdadeiro “ Mario Bros.2” só foi lançado no Japão e como ele era parecido demais com o primeiro da série, nos EUA, foi decido lançá-lo apenas em uma edição especial de “Mario Bros” com o nome de “Mario Bros. Lost Levels”. Essa edição especial se chama “Mario All-Stars” e possui todos os games da franquia “Mario Bros.” inclusive o jogo que é o assunto deste post. Então se ele não é o verdadeiro “Mario Bros.2” o que ele é? Uma cópia de um jogo que não tem nenhuma relação com a série Mario: “Doki Doki Panic”. Para fazer esse cópia a Nintendo não se importou em não ser sutil, ela copiou absolutamente tudo a única diferença é que ao invés de 4 árabes são 4 personagens da franquia “Mario”.
De qualquer forma é um ótimo jogo, então procurem jogar! Divirtam-se!
Produtora:Nintendo
Desenvolvimento: Nintendo
Gênero: Plataforma
Número de jogadores: 1
Nota: 7,0 ( Um bom jogo, mas as vezes parece um pouco impossível de resolver)
Desenvolvimento: Nintendo
Gênero: Plataforma
Número de jogadores: 1
Nota: 7,0 ( Um bom jogo, mas as vezes parece um pouco impossível de resolver)