Mario Kart é um jogo de corrida que se diferencia de todos os jogos do gênero existentes, isto por que durante as corridas você conta com diversos itens para atrapalhar um ou mais competidores e ganhar a liderança. Como o jogo inovou e fez sucesso é óbvio queoutras produtoras utilizaram a mesma formula em certos games assim como “CrashTeam Racing” e mais recentemente “Sega All-Stars Racing”, mas nenhuma se tornoutão memorável quanto Mario Kart.
Assim como todos os consoles da Nintendo,pelo menos os posteriores ao ano de 1994, o Wii não deixou de receber sua versãoda franquia Mario Kart. Este jogo para o mais recente console da Nintendo,manteve a “fórmula mágica” da série ( jogar com os personagens do mundo do Marioem um corrida cheia de trapaças) e incluiu uma jogabilidade diferenciada, garantida com oWii Remote. Como o controle do Wii é sensível a movimento, os produtores seutilizaram dessa característica para fazer com que o jogador se sentissedirigindo um volante: para controlar, o jogador gira o controle para a direitaou para a esquerda ( Há ainda apossibilidade de utilizar um suporte em formato de volante para se sentirpilotando seu kart), sem falar que ojogador pode obter pequenos turbos chacoalhandoo controle assim que o carro pula de uma rampa, função que só era possível quando se mantinha o kart em um drift por algum tempo
A ilha Yoshi é tão tropical... |
O jogo conta com 32 pistas, sendo 16 inéditas e as outras 16 remasterizações de pistas lançadas para SNES, GBA, N64 e GC. Os personagens disponíveis são muitos, e muitos deles só podem ser adquiridos após completar todos os níveisdo jogo( que são medidos em cilindradas: 50cc,100cc e 150cc; correspondendo a fácil,médio e difícil) ou então ao cumprimento de algumas condições : vencer todas corridas em 1º lugar, vencer todas ascorridas com o Yoshi e etc. Houve algumas estréias, como a Diddy Kong, Funky Kong e Rosalina.
Além de uma gama enorme de personagens, há também uma gama enorme de carros para utilizar cada qual com seus atributos. Assim como o game anterior para Game Cube, os personagens tem seus próprios carros estilizados ( porexemplo: O baby Mario e baby Luigi tem um kart em formato de carrinho de bebê),mas também existem os karts tradicionais que em geral possuem atributos medianos,karts “monster-track” que tem maior estabilidade mas menor aceleração, motos que possuem ótima aceleração e velocidade mas não estabilidade e etc, cada qual se adequando ao estilo de jogo de cada player.
Os itens, fator crucial do game, ganharam maior variedade. Além dos cascos, bananas, e cogumelos-turbo que já faziam parte dos outros games da série, acrescentaram o “bloco pow” que desestabiliza todos os jogadores e faz com que eles percam os itens e uma nuvem que eletrocuta quem estiver com ela( então o jogador deve bater em outros carros para passá-la). Tem até Bullet Bill que faz com que você avance umas boas posições!
O game possui gráficos maravilhosos, que apesar de não usufruir de tudo que o Wii pode possibilitar,ficaram ótimos pois as texturas utilizadas, as cores e a iluminação transformaram o jogo em um trabalho de mestre. As músicas, algumas inéditas, outras mixadas e até reutilizadas ficaram boas, entretanto, não chamam muita atenção já que o que faz o sangue do jogador ferver é o ronco dos motores e o “tchauzinho” debochado de quando você atinge o casco em alguém.
Mario Kart Wii é um bom jogo, mas os produtores poderiam ter utilizado elementos do anterior Mario Kart Double Dash, como os especiais e o modo de correr que era feito em duplas, deixando, pelo menos a meu ver, o jogo muito mais divertido.
NOTA: 8.0
Produtora: Nintendo
Desenvolvedora: Nintendo
Gênero: Corrida
Plataforma: Wii
"COMO LIBERAR OS PERSONAGENS"
Baby Luigi: desbloquear oito Expert Staff Ghost Data no modo Time Trials.
Baby Daisy: conseguir um rank “One Star” ou melhor em todos os campeonatos 50 cilindradas.
Dry Bones: vencer a Leaf Cup no modo 100 cilindradas.
Birdo: jogar em 16 circuitos diferentes no modo Time Trials e também conseguir 250 vitórias no modo Wi-Fi.
Bowser Jr.: conseguir um rank “One Star” ou melhor em todas as Retro Cups no modo 100 cilindradas.
Daisy: vencer a Special Cup no modo 150 cilindradas.
Diddy Kong: completar com sucesso todas Retro Cups no modo 50 cilindradas.
Dry Bones: vencer a Leaf Cup no modo 100 cilindradas.
Dry Bowser: conseguir um rank “One Star” ou melhor em todas as Wii Cups no modo 150 cilindradas.
Funky Kong: desbloquear quatro Expert Staff Ghost Data no modo Time Trials.
King Boo: vencer a Star Cup no modo 50 cilindradas.
Mii (Perfil A): vencer a Special Cup no modo 100 cilindradas.
Mii (Perfil B): desbloquear todas as 32 Expert Staff Ghost Data no modo Time Trials. - Rosalina: conseguir um rank “One Star” ou melhor em todas as Mirror Mode Retro Cups. Além disso, ter um jogo salvo do game Super Mario Galaxy e vencer 50 corridas no modo Grand Prix.
(Alguns personagens presentes na imagem não são liberáveis)
Próxima Matéria conterá "Lista de Karts para destravar", não perca!