Recent Posts

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

A historia dos Heróis em HQ. Quem nasceu primeiro?


Muitos fãs das mais gloriosas séries de historias em quadrinhos não fazem idéia dos tormentos pelos quais suas aclamadas editoras tiveram que passar para se tornarem o que são hoje.

Muito antes de sonhar em existir Super-Heróis (como conhecemos hoje) o estilo HQ (comic book) era publicado em folhas quase do tamanho de jornais e abordava principalmente o gênero cômico sobre historias cotidianas. Essa estrutura só foi alterada quando em 1938 nosso famoso e (pessoalmente falando) mais fabuloso herói nasce, o Superman.



A chegada desse alienígena às bancas durante a segunda guerra mundial causou uma explosão nas vendas de historias em quadrinhos, o que deu inicio à Era de Ouro. Entretanto, com o fim da Guerra, as vendas das histórias declinaram novamente e caiu ainda mais quando foi criado o Código dos Quadrinhos, (conduta adotada pelas editoras após numerosas críticas ao conteúdo violento de suas historias). E isso viria a resultar na reformulação de vários heróis, assim como a do Superman, do Capitão Marvel e o cancelamento de muitas séries da Marvel (antigamente conhecida como Timely comics).

Após muita turbulência e muitos cancelamentos, os heróis retornaram à sua popularidade com a iniciativa de algumas revistas de reviver o gênero. E com a reintrodução do The Flash uma nova era nasce, denominada a Era de Prata, e daí surgem o Lanterna Verde, o Gavião Negro, O Quarteto Fantástico, entre outros.


A Marvel foi responsável pelo formato da personalidade dos heróis que vemos hoje. A humanização, a submissão dos heróis diante das circunstancias, sejam elas financeiras, psicológicas e sociais foram aspectos iniciados pela revista, que acabou sendo muito aceita entre os jovens e universitários (principal público até hoje das histórias).

Tecnicamente, podemos dizer que o estilo historia em quadrinho nasceu bem antes dos Super-Heróis, mas convenhamos que esse gênero só teve seu início mesmo quando surgiram essas maravilhosas peças no tabuleiro do universo HQ. Afinal, o que seria desse gênero se não fosse nossos heróis com seus super-poderes de atrair públicos e aumentar milagrosamente as vendas dessas revistas quase falidas na época?!

Existiram outras ocasiões nas quais os heróis tiveram seus momentos, e outras onde suas baixas foram absurdas também, mas isso podemos deixar para matérias futuras.


Se gostou clica em "Curtir" na barra ao lado. Custa nada vai... !

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger