Recent Posts

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Final Fantasy XIII Review Completo.

Ola galera, hoje vou falar sobre o jogo Final Fantasy XIII.

Final Fantasy XIII é o décimo terceiro da série Final Fantasy produzido e publicado pela Square Enix para  PlayStation 3 e Xbox 360. A primeira apresentação do jogo ocorreu na feira de videojogos E3 em 2006, onde deu-se a entender que o jogo teria como pano de fundo um mundo futurista em um enredo com foco "naqueles que resistem ao mundo".

O jogo foi lançado dia 17 de dezembro de 2009 no Japão. No primeiro dia, o jogo vendeu mais de um milhão de cópias, o que fez com que se tornasse o jogo mais bem sucedido do Playstation 3 no Japão. Em 9 de março de 2010 o jogo foi lançado na Europa e na América do Norte.

O game era exclusivo do console Playstation 3, mas durante a apresentação da Microsoft na E3 de 2008 o presidente da Square Enix, Yoichi Wada, confirmou o lançamento do jogo também para Xbox 360.
A história de Final Fantasy XIII gira em torno dos fal'Cie, seres criados a partir de cristais. Pessoas que são marcadas pelos fal'Cie para grandes fins são chamados de l'Cie. Cada l'Cie tem uma missão, uma meta que o fal'Cie quer que ele ou ela cumpra dentro de um determinado período de tempo. Porém, o fal'Cie não diz explicitamente o que o objetivo é. Os l'Cie ganham a habilidade de invocar Eidolons, mas essa habilidade vem com um preço: se um l'Cie morre antes de completar a sua missão, ou não conseguir concluir a sua missão dentro de um período de tempo, ele ou ela torna-se um monstro conhecido como Cieth. Por esta razão, ser escolhido como l'Cie é visto como uma maldição.

Alguns séculos atrás, um fal'Cie construiu um paraíso para a humanidade: a cidade de Cocoon, que flutua acima da superfície do mundo conhecido como Pulse. Ambos Pulse e Cocoon têm os seus próprios fal'Cie. O fal'Cie de Cocoon criou formas de vida e máquinas para os seus habitantes usar, e assim a humanidade floresceu. Ao longo do tempo, o povo de Cocoon começou a temer pela segurança do seu mundo, e achavam que ele seria derrubado do céu para o inferno que Pulse era.

Nos dias atuais, Pulse tem efeitos estranhos nas pessoas. No entanto, como o Snow leva a Team Nora numa tentativa em vão de parar a revolta dos civis, a misteriosa Lightning luta à sua maneira contra soldados da PSICOM para encontrar o fal'Cie de Pulse com a ajuda de Sazh. Através de uma cadeia de acontecimentos, estes três, juntamente com dois exilados, Vanille e Hope, são escolhidos pelos fal'Cie de Pulse para se tornarem l'Cies e, com isso, tornam-se inimigos da humanidade uma vez que a sua missão é destruir o mundo.

O conceito de batalha de Final Fantasy XIII é manter o carácter estratégico. O sistema resultou de um desejo de criar batalhas semelhantes às encontradas em Final Fantasy VII. Assim como emFinal Fantasy XII, os inimigos estão integrados no ambiente do mundo.

No entanto, ao contrário das batalhas de Final Fantasy XII, estas não têm lugar na mesma "dimensão", mas sim num pequeno flash que transporta as personagens para uma nova tela de batalha, separando a personagem do mundo principal. O sistema Active Time Battle (ATB) retornará, mas agora funciona de forma diferente dos seus antecessores. Os jogadores serão capazes de desencadear um grande número de comandos em conjunto para alcançar bónus de ataque. O sistema de batalha de Final Fantasy XIII terá um novo modo de alterar as "tarefas" de cada personagem em batalha: o "Paradigm Shift".
O sistema de batalha foi primeiro mostrado durante a E3 2006, mas foi apenas um protótipo. Uma nova interface foi mostrada recentemente pela Square Enix em várias revistas japonesas. Na batalha, o jogador pode controlar apenas uma personagem num grupo de três.

Múltiplos comandos podem ser empilhados em slots por turno e lançados ao mesmo tempo para formar uma combinação. O número de slots de comando aumenta conforme as personagens crescem em força. Estes comandos incluem magias clássicas da série como Attack, Fire, Blizzard e Cure, bem como novos, tais como Ruin, Ruinga, Strike e Radial. A diferença entre o sistema de batalha e XIII e a barra de ATB é que esses comandos podem ainda ser colocados nos slots, embora a barra se esgote, e as ações serão executadas quando os slots necessários forem preenchidos. No jogo não existe MP, mas sim "pontos de custo" para cada comando, que determinam quantas vezes os comandos podem ser usados por turno. Por a magia não poder ser utilizada fora da batalha, o HP da equipa é completamente restaurado após cada batalha.

Um "estado de ruptura" é uma das novas funcionalidades do sistema de batalha de Final Fantasy XIII. As quebras referem-se ao tempo em que um inimigo entra num estado de não-retaliação. Isto ocorre quando uma cadeia de combinação foi mantida durante um certo período de tempo num inimigo. Quando uma combinação de alto nível foi alcançada, o inimigo vermelho acenderá e entrará nesse estado, durante o qual o jogador será capaz de infligir grandes quantidades de dano. A barra vai gradualmente diminuindo durante este período, e, quando se torna vazia, o estado de ruptura termina.

Uma nova opção no campo de batalha foi revelada durante Gamescom 2009 chamada "Paradigm Shift" ("Optima Change" no Japão). Usando esta opção, os jogadores podem trocar as tarefas dos membros da equipa durante a batalha. Por exemplo, um personagem pode mudar de ataques ofensivos para defensivos a meio de uma batalha.

O jogador é capaz de ver o HP e o nome do inimigo antes de se envolver na batalha. Ao contactar com um inimigo, a camera move-se para outra posição e o menu de batalha aparece, fazendo as transições de batalha quase perfeitas. O ecrã após a vitória da batalha contém informações como o tempo que o jogador levou para terminar a batalha, o mais alto número de combos executados, o número de ataques de interrupção e da qualidade de batalha, que é determinada por uma classificação de zero a cinco estrelas.

O sistema para evoluir as personagens chama-se Crystalium System que se assemelha ao Sphere Grid do Final Fantasy X. Em vez de ganhar pontos de EXP após vencer uma batalha, as personagens ganham CP (Crystalium Points) que podem ser gastos no fim para desbloquear skills, habilidades e aumentar os atributos, como o HP máximo.

De uma olhada no trailer do jogo logo abaixo:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger