para a classe mais pobre da America, desde os EUA até o Brasil. Essa tensão era tão grande que, mesmo após a guerra, as pessoas viam-se encurraladas e tinham medo de olhar para o lado e levar um tiro de um suspeito com uma camiseta vermelha (e o rapaz de camiseta vermelha também tinha medo de levar um tiro)! Imagine ,então, quando surgem os primeiros Super-Heróis, como o Flash( que chegou a ser considerado um herói comunista inicialmente) e o extraterrestre Superman vestindo uma capa e uma cueca por cima da calça (notem que todos são vermelhos), esbanjando uma enorme indestrutibilidade, só que com um detalhe diferencial :
A Luta pela liberdade e bem-estar da America (somente dos EUA dessa vez). Não é difícil imaginar por que sua aceitação foi tão grande quando surgiu, não é? Um forasteiro (e bota forasteiro nisso) que lutava pelos americanos e com poder inigualável era com certeza a pontinha fantasiosa de esperança que as pessoas necessitavam para escapar daquela confusão que o mundo se encontrava.
Eu responderei a sua pergunta Mr. Cínico.
Outros heróis divulgavam ideias contra o racismo (muito mais acentuado naquela época), tanto que boa parte da população negra lia quadrinhos, já que além de baratos, confortava-os com seus ideais. Essa linha de conduta assumida por alguns gibis fez com que outras idéias surgissem, até aparecer a Mulher Maravilha (primeira heroína na luta contra a discriminação sexual).
Mr. Cínico: "Ta bom, mas fora o conceito guerra mundial, atualmente que diferença faz um cara moralista com uma cueca ( vermelha) em cima da calça em nossa sociedade? "

Além de "só" distrair a população enquanto o mundo pegava fogo, tanto Superman quanto o Flash e o Capitão America (especialmente), acentuaram o sentimento nacionalista dos EUA (o que vemos até hoje, além do pouco egocentrismo da parte deles) com ajuda de algumas propagandas que você já deve ter visto.
Também ajudaram na aceitação de diferenças entre todos, afinal um alienígena na Terra da Liberdade foi decisivo para a redução do xenofobismo pós-guerra e incentivar o respeito à "raças diferentes".

E a partir daí, surgiram super-heróis negros, mais mulheres, e recentemente alguns homossexuais.
Bem, se mesmo depois disso tudo você acha que os Gibis não tiveram influência na nossa historia, e nem na sua forma de pensar, apelarei para um exemplo mais forte.
Muito popular e extremamente ligada a nossa sociedade está a serie X-Men na qual quase que explicitamente é relatada a perseguição sofrida por um determinado grupo social com capacidades e características muito diferente das pessoas comuns. Essa metáfora pode ter múltiplas interpretações, tanto para o racismo, quanto para o preconceito sofrido por uma parcela da população de cultura ou orientação sexual diferente.
Essa serie por si só já faz com que seu subconsciente interprete a situação dos mutantes de forma parecida com a do mundo real, independentemente de sua opinião com relação a esses assuntos.
Pois, saiba que os X-Men tomaram para si a luta contra as diferenças sociais, étnicas e culturais, e é isso que nossa sociedade faz ou está tentando fazer, até mesmo você apoia essa iniciativa, mesmo sem saber!
Aposto que você torce para os mutantes quando está lendo! Logo, eu posso dizer que os gibis ainda alteram e interferem na sociedade de hoje mesmo que com menos intensidade do que antes.
Se gostou clica em curtir! Não custa nada vai..!