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quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Onlive, O Video-Game Revolucionário!!!!!

Ola galera, hoje estou aqui para falar sobre o novo video-game Onlive, que se der tudo certo ele ira revolucionar a industria de games 


Atualmente os games funcionam assim: você aperta um botão no controle/teclado/mouse, o sinal corre até a sua máquina rodando o jogo, ela processa o sinal, converte numa ação e o resultado desta ação é repassado de forma visual para seu monitor/TV. Um detalhe muito importante nesta história é que é sua responsabilidade ter uma máquina que consiga processar isso tudo e uma placa de vídeo que consiga mostrar o resultado para o seu monitor com uma velocidade decente.

Com o OnLive, a coisa muda drasticamente. Os jogos rodam no servidor remoto deles – supostamente uma coisa com conexão e performance monstruosas de rápidas –, e o sinal que você gera apertando um botão no seu controle/teclado/mouse percorre a internet para chegar até essa máquina e ser processado lá. O resultado deste sinal é então convertido em vídeo e exibido pela sua máquina, via streaming. O sistema ficou sete anos em desenvolvimento, segundo o CEO Steve Perlman, para assegurar que funcionasse bem.
De certo modo, é quase como o Steam, mas com os jogos rodando instantaneamente, sem precisar fazer download de nada ou se preocupar se o seu PC roda aquele jogo.

O primeiro – e maior – grande problema dessa solução é que obviamente a nossa banda larga vai ter que se alargar ainda mais. Segundo foi informado, o OnLive exigirá uma conexão de 1.5Mbits/s para rodar sem lag em resolução padrão (480p) e 5Mbits/s para rodar em 720p. 1080p ainda é sonho.

Mas assim como a coisa tem os seus problemas, também tem as suas vantagens. A maior delas é ser um sistema centralizado de games que roda em qualquer PC. Você, que mal roda World of Goo, poderia jogar Crysis numa boa. Afinal, o processamento não está sendo feito no seu PC, na sua placa de vídeo. Tendo banda larga o suficiente, vai rodar. E com tudo no máximo.

Outro recursinho interessante relacionado a isso é o Brag Bag, se você está jogando e acontece algo bizarro, algo emocionante ou algo extremamente FAIL. Enfim, algo que você pensa “putz, pena que ninguém mais viu isso além de mim!” Com o apertar de um botão você salva os últimos quinze segundos do jogo e o vídeo fica disponível numa área do seu perfil.

Também vai ser possível jogar na TV, usando um aparelhinho do tamanho da sua mão. Ele se chama Micro Console e tem apenas duas portas USB na frente, para conectar os controles, e conexões de rede e áudio e vídeo (HDMI) atrás. O Micro Console é para custar baratinho, porque ele praticamente não tem nada dentro. Nenhum processador potente ou GPU que superaquece e dá 3RL.

Por falar em custos, todo mundo perguntou, mas a OnLive não revela. Sabe-se que os jogos poderão ser comprados ou alugados e que talvez haja opções em que você paga uma mensalidade e joga mais ou menos à vontade por um período de tempo. Inclusive o tal Micro Console poderia ser gratuito no caso do usuário assinar um plano de vários meses.

A grande e óbvia verdade é que o OnLive pode muito bem vir a ser o acontecimento mais significativo da indústria dos games nesta década que está quase no fim… como também pode acabar sendo um fracasso retumbante. Tudo vai depender de fatores diversos como a performance dos servidores (se tem uma coisa que pode matar o OnLive é o lag), esquema de preços e comportamento do consumidor (estamos realmente prontos para abrir mão completamente da sensação de possuir um jogo?).

Veja o trailer dele logo abaixo:






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