Recent Posts

quinta-feira, 1 de março de 2012

Grundy Esmaga!

Lá estava eu desocupado assistindo Liga da Justiça na minha sala. O episódio tinha foco no Solomon Grundy. Sabe? Aquele vilão branco, grandão e zumbizado da foto ao lado? Então, a história estava interessante e como todo episódio da Liga teve pancadaria. Na metade do episódio mais ou menos, todos começam a destruir os inimigos e o Grundy grita a seguinte frase :  "Grundy Esmaga..". Bem, qualquer um naquele momento associaria a frase ao Hulk se não estivesse olhando para a tela. Mas mesmo assistindo eu não consegui parar de pensar em como os dois eram parecidos. Não estou sugerindo plágio do Hulk ou vice-versa, não de forma alguma! Mesmo por que os dois surgiram em épocas muito diferentes, mas é extraordinária a semelhança, tanto física quanto psicológica! Mas a semelhança deles acaba aí, pois suas histórias são tragicamente diferentes...

Origem
A história de Solomon Grundy começa por volta do fim do século XIX, quando um homem rico Cyrus Gold é   supostamente assaltado, espancado e morto. Seu corpo é lançado no Pantano da Matança onde é acolhido e cuidado pelos entes daquele local. Durante uma hibernação de 50 anos o corpo de Grundy sofre várias mudanças e graças à algumas substâncias do lodo do pântano e uma magia destorcidamente recitada pelo Monstro do Pantano, um milagre tenebroso o trás de volta à vida. Ele, porém não mais tem sua alma em seu corpo e por isso suas emoções se mostram ausentes. Os únicos sentimentos que restaram na carcaça revivida foram os que ele lembrava de ter tido em seus últimos minutos de vida quando fora supostamente assassinado, e por isso Grundy se mostra feroz, destrutivo e raivoso todo momento. O Monstro do Pântano começa a tomar conta de Grundy , servindo como guia para ele.

Poderes

Grundy é um dos vilões mais poderosos da DC, sendo capaz até de desmaiar o próprio Superman. Mas  o limite de sua força é desconhecido. Em um dos encontros que teve com o kryptoniano, Superman se mostra incapaz de levantar Solomon Grundy do chão, sendo que sua força devia ser infinita!  Não se sabe se é pela vulnerabilidade do Superman à magia ou se é apenas um poder do zumbi de poder ficar preso ao chão(??). Recentemente, descobri que Grundy é um ser elementar assim como o Tornado Vermelho é um elementar do Ar, e o Nuclear um elementar do fogo, Grundy é um escolhido da terra junto com o Monstro do Pântano (mesmo que uma falha). Além disso tudo Grundy tem o poder de ressuscitar!

Vida e Morte
Após Grundy dar muitas surras na Liga, Superman descobre uma substância capaz de vulnerabilizar o anteriormente indestrutível e "imatável" zumbi. Então, o homem de aço vai ao pântano e envenena Grundy, eventualmente levando-o à morte. O Monstro do Pântano chora pedindo para Superman parar, pois acredita que Grundy, um elemental falho da terra, ainda precisa aprender a definição de vida, mas assim como com seu encanto anterior a criatura se mostra incapaz de expressar suas palavras. E assim a besta zumbi morre mais uma vez.
Grundy volta a aparecer na revista em "Crises Infinitas da Terra" e em "Faces of Evil: Solomon Grundy" onde ele recebe a missão do Doutor Estranho de se vingar para concluir seus negócios pendentes na terra e poder passar para o próximo plano astral no prazo de sete dias. Grundy descobre que na verdade não fora assassinato, Cyrus Gold (seu "eu" anterior) havia provocado toda a situação para que a maldição lançada nele fosse completada. Assim Grundy ao passar o sétimo dia morre. Mas é reanimado como um Lanterna Negro, mostrando-se ainda mais violento que antes, seu melhor amigo ,Bizarro, é o único que consegue derrotá-lo, levando-o até o sol onde o corpo de Grundy é incinerado.

Versão alternativa
Há uma versão do Grundy que, particularmente, me agrada. É a que ele não é tão violento. Chega a parecer até inocente, o que não deixa de ser verdade, uma vez que a mente dele é semelhante a de uma criança, facilmente enganável e com pouca malícia. É também a versão da Liga da Justiça (série animada).

Na minha opinião Grundy deveria ter um filme, assim como o Curinga e o Lex Luthor. Esse é um vilão que vale a pena. Já imaginou? "Grundy contra o Mundo!" (qualquer semelhança é pura coincidência)

P.S. Enquanto matavam Cyrus Gold, os bandidos cantarolavam uma poesia, que deu origem ao seu nome.
Clique aqui para ouvir a poesia.
Gostou? Clica em "Curtir" na nossa pagina do Facebook.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger